1/09/2012

O Enigma de Kaspar Hauser

Werner Herzog

Werner Herzog, nome artístico de (Munique, 5 de setembro de 1942), é um premiado cineasta alemão.

Herzog é sempre associado ao movimento do Novo Cinema Alemão, juntamente com Rainer Werner Fassbinder, Margarethe von Trotta, Volker Schlöndorff, Wim Wenders, entre outros. Não se considerava um membro desse movimento, mas, sem dúvida, era um importante simpatizante.

Os seus filmes contêm sempre heróis com sonhos impossíveis ou pessoas com talentos únicos em áreas obscuras.

Dirigiu, entre muitos outros filmes Nosferatu: Phantom der Nacht (1979), uma nova visão sobre o clássico de Murnau, de 1922 e Fitzcarraldo (1982).



O filme: O Enigma de Kaspar Hauser

O filme conta a história de Hauser, baseado em fatos reais passou os primeiros anos de sua vida aprisionado numa cela, não tendo contacto verbal com nenhuma outra pessoa, fato esse que o impediu de adquirir uma língua. Porém, logo lhe foram ensinadas as primeiras palavras, e com o seu posterior contato com a sociedade, ele pôde paulatinamente aprender a falar, da mesma maneira que uma criança o faz. Afinal, ele havia sido destituído somente de uma língua, que é um produto social da faculdade de linguagem, não da própria faculdade em si. A exclusão social de que foi vítima não o privou apenas da fala, mas de uma série de conceitos e raciocínios, o que fazia, por exemplo, que Hauser não conseguisse diferenciar sonhos de realidade durante o período em que passou aprisionado.

Hauser, supostamente com quinze anos de idade, foi deixado em uma praça pública de Nuremberg, em 26 de maio de 1828, com apenas uma carta endereçada a um capitão da cidade, explicando parte de sua história, um pequeno livro de orações, entre outros itens que indicavam que ele provavelmente pertencia a uma família da nobreza.

Entre as idiossincrasias originadas pelos seus anos de solidão, Hauser odiava comer carne e beber álcool, já que aparentemente havia sido alimentado basicamente por pão e água. Aprendeu a falar, a ler e a se comportar, e a sua fama correu a Europa, tendo ficado conhecido à época, como o "filho da Europa". Obteve um desenvolvimento do lado direito do cérebro notoriamente maior que o do esquerdo, o que teoricamente lhe proporcionou avanços consideráveis no campo da música.

Hauser foi assassinado com uma facada no peito, em Dezembro de 1833, nos jardins do palácio de Ansbach. As circunstâncias e motivações ou autoria do crime jamais foram esclarecidas, apesar da recompensa de 10.000 Gulden (c. 180.000,00 Euros) oferecida pelo rei Luís I da Baviera.

A sua história foi representada no filme de Werner Herzog, "Jeder für sich und Gott gegen alle" (em língua portuguesa, "Cada um por si e Deus contra todos"), de 1974, lançado em português com o título "O Enigma de Kaspar Hauser".

Este filme foi importante para minha formação, e indico a todos que trabalham com educação, pois me fez refletir sobre o discurso que estamos sempre escutando na educação sobre importância das relações da criança com o meio em que vive para o desenvolvimento pleno.

Este ponto é destacado nas entrelinhas, o fato da ausência da comunicação oral e escrita serem fortemente presentes nas cenas do filme, deixa claro que as relações intrapessoais se faz necessária para formação desta, a ponto de deixar Hauser excluído de certa forma, e exposto como homem bizarro em um circo da cidade por não saber lidar com os processos cognitivos da linguagem.

Apesar de tardia, esses processos são apresentados em forma decodificada a fim de sanar o problema de Hauser. A angústia se torna presente ao percebemos então que este aprendizado sempre estará prejudicado, pois lhe falta à experiência da vivência para a construção de seu conhecimento, nos mostrando a importância de vivermos em sociedade e que nenhum conhecimento se constrói sozinho, que a relação com o meio nos influência e colabora para construção do que chamamos de verdade.

Bibliografia

WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Werner Herzog.
Em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Werner_Herzog>. Acesso em: 11 de outubro de 2011.


WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Kaspar Hauser.
Em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Kaspar_Hauser>. Acesso em: 11 de outubro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário