12/12/2011

Africa: Eu vejo. Eu sinto.


A tecnologia nos permite trabalhar com a arte de uma forma muito peculiar, acredito que os vídeos que produzimos hoje, traz o visual mais dinâmico, as músicas dão o ritmo da leitura,  sendo  de muita importância para envolver o espectador, e as palavras e textos colaboram para construção dos significados na interpretação da obra.

Esta obra foi criada, pensando na possibilidade deste vídeo circular em uma exposição com o tema África. Onde os elementos da exposição seriam, instrumentos musicais de origens africanas, culinária, dicionário com as palavras que originaram da áfrica, lendas africanas, dança, capoeira, instrumentos musicais, musicas, etc.

Apesar da exposição cumprir o papel de contribuir para a valorização da cultura Africana em nosso país, como vimos na  História e Cultura Afro Brasileira, ainda temos muito que aprendermos a valorizar a cultura africana. No Brasil por muito tempo no ensino priorizava-se mostrar o lado da história do Brasil, onde os negros tinham somente a utilidade do serviço braçal, da escravidão etc.

Esta é uma áfrica que ainda vemos. O Brasil vem tentando recompensar os erros do passado, com novas políticas e proposta de ensino para erradicar com a discriminação racial, o preconceito, e o pensamento errado sobre esta cultura, mas o que vimos é que poucos são os professores tiveram habilidades para trabalharem com este assunto e ainda acham que é um tema ainda polêmico.

Ps. Chega de aulinhas sobre a escravidão. Vamos valorizar o que é nosso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário