“A apreciação artística e história da arte não tem lugar na
escola. As únicas imagens na sala de aula são imagens ruins dos livros
didáticos, as imagens das folhas de colorir e, no melhor dos casos, as imagens
produzidas pelas próprias crianças”.
Neste trecho Ana Mãe deixa claro a deficiência que as aulas
de arte tinham ao se tratar do uso da imagem na sala de aula.
Reforça ainda sobre os problemas a visitas a exposições que
normalmente são raras. E quando acontece são mal elaboradas pelo professor,
fazendo que a viagem de ônibus seja mais significativa para a criança do que a
apreciação das obras de arte.
Ela diz que mesmo nas escolas particulares mais caras a
imagem não era usada nas aulas de arte. Eles lecionavam arte sem oferecer a
possibilidade de ver.
“É como ensinar a ler, sem livros na escola”.
Diante desta problemática e do conhecimento sobre a teoria que Ana Mãe nos
deixa sobre a proposta triangular: Consiste no apoio do programa de ensino de
Arte em três abordagens para efetivamente construir conhecimentos em Arte.
- Contextualização histórica;
- Fazer artístico;
- Apreciação artística.
Fica evidente que a tecnologia vem para muito contribuir nas
aulas de arte, no que diz respeito a contextualizar e principalmente apreciar,
é uma possibilidade que não conseguiríamos diante do tempo e recursos
oferecidos para o professor de arte, alcançar com êxito, mesmo com grandes
esforços.
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