12/12/2011

Uso da tecnologia na sala de aula.


“A apreciação artística e história da arte não tem lugar na escola. As únicas imagens na sala de aula são imagens ruins dos livros didáticos, as imagens das folhas de colorir e, no melhor dos casos, as imagens produzidas pelas próprias crianças”.

Neste trecho Ana Mãe deixa claro a deficiência que as aulas de arte tinham ao se tratar do uso da imagem na sala de aula.

Reforça ainda sobre os problemas a visitas a exposições que normalmente são raras. E quando acontece são mal elaboradas pelo professor, fazendo que a viagem de ônibus seja mais significativa para a criança do que a apreciação das obras de arte.

Ela diz que mesmo nas escolas particulares mais caras a imagem não era usada nas aulas de arte. Eles lecionavam arte sem oferecer a possibilidade de ver.

“É como ensinar a ler, sem livros na escola”.

Diante desta problemática e do conhecimento sobre a teoria que Ana Mãe nos deixa sobre a proposta triangular: Consiste no apoio do programa de ensino de Arte em três abordagens para efetivamente construir conhecimentos em Arte.
  • Contextualização histórica;
  • Fazer artístico;
  • Apreciação artística.

    Fica evidente que a tecnologia vem para muito contribuir nas aulas de arte, no que diz respeito a contextualizar e principalmente apreciar, é uma possibilidade que não conseguiríamos diante do tempo e recursos oferecidos para o professor de arte, alcançar com êxito, mesmo com grandes esforços.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário